sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os 3 Rs do Meio Ambiente

MINHA POSTAGEM VERDE!




Falar do MEIO AMBIENTE é falar do local onde vivemos! E se cuidamos da nossa casa, promovemos nossa saúde sempre.

O que você pode fazer para melhorar nossa "casa"? Tenho mudado algumas atitudes pequenas e tenho sentido um bom resultado.

Vista a camisa!


REDUZA, RECICLE, REUTILIZE

Os três Rs do Meio Ambiente


REDUZA
- Consumindo melhor e menos iremos racionalizar o uso de materiais no nosso cotidiano.
- Evite desperdícios de água, de luz (energia) e de tudo que for consumido.
- Use um material ou produto até o fim de sua vida útil.
- Obtenha fotocópias (xerox) em frente e verso rotineiramente.
- Aplique ao máximo sistemas informatizados.
- Edite e revise documentos na tela do computador em vez de usar impressões.


RECICLE
- Ao possibilitar o retorno de um material ao ciclo da produção, seja ela industrial, agrícola ou artesanal, estamos poupando os recursos naturais.
- Promova a Coleta Seletiva Voluntária, separe os materiais recicláveis. Combine com amigos e vizinhos a coleta e entrega dos recicláveis.
- Encaminhe os materiais para industrias de reprocessamento.
- Promova a Compostagem.
- Utilize produtos com algum percentual de material reciclado.


REUTILIZE
- Antes de descartar um produto devemos verificar se ele não tem mais nenhuma possibilidade de utilização.
- Utilize os dois lados do papel.
- Reutilize os envelopes ao máximo.
- Seja criativo dê novas utilizações para os materiais consumidos.
- Confeccione blocos para rascunho com papel escrito ou impresso em apenas um dos lados.
- Promova o reutilização de livros, revistas e jornais, assim como de roupas e sapatos.

O sal da Terra

Composição: Beto Guedes - Ronaldo Bastos
Anda, quero te dizer nehum segredo
Falo nesse chão da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da Terra
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos
Tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor (O sal da terra)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Você tem poderes que nem imagina...


Como vocês perceberam, o Jornal Nova Gazeta desta semana não saiu! Mas estou aqui, como toda quarta, para atualizar o blog e trazer novidades! Na semana que vem, será publicado o texto "Que som tem sua vida?" e o texto de hoje não será publicado! É exclusivo aqui do blog... Escrevi já faz algum tempo e sei que existem pessoas que já o conhecem... Mas como é bom lê-lo (palavra estranha, né Dani?), ou mesmo relê-lo...



VOCÊ TEM PODERES QUE NEM IMAGINA...



Ah, que bom seria se o mundo fosse da forma como eu queria!

Aposto que em algum momento você já disse esta frase. Vamos parar pra pensar seriamente nisso?

Bom, provavelmente se o mundo fosse da forma como você queria não existiria dor, não existiria guerra, não existiriam crises, não faltaria alimento pra ninguém... Provavelmente o céu já estaria de outra cor (claro, você iria pintá-lo com a cor que mais gosta) e até as nuvens não seriam mais brancas... Tantas coisas poderiam ser mudadas, né?

Mas será que o mundo seria melhor se fosse comandado por você? Será que o mundo realmente seria melhor se fosse do jeito e da forma como você quer?

Estou aqui novamente para te contar uma coisa: acho que você entende muito pouco sobre o mundo. É verdade. E não adianta negar. Veja bem: quantas vezes você se pega pensando: “hoje estou tão ocupado!” ou mesmo “Ai, que vontade de ficar deitado o dia todo, de não sair da cama”, ou ainda “se eu pudesse voltar atrás iria mudar tanta coisa...”. Pois é, se você às vezes não dá conta e se sente cansado comandando apenas sua vida, imagina se tiver a oportunidade de comandar o mundo... Ah, você não vai dar conta! E talvez seja por isso mesmo que você não tenha este poder. Respire aliviado por isso!

Você não pode comandar o mundo e as coisas ao seu redor. Você pode comandar sua vida. Apenas sua vida. Apenas com seus poderes.

Lembro-me quando era criança e assistia aos desenhos da TV. Assim como toda criança, eu também queria ter “super poderes”: voar, lançar raios pelas mãos, paralisar pessoas, ter uma visão de raio-x e todas aquelas capacidades que tinham os super heróis da minha época. Depois que cresci um pouco, descobri que eu e todas as pessoas do mundo possuimos um poder e às vezes nos esquecemos ou não sabemos. E este poder é realmente capaz de fazer muuuuuiiiitas modificações.

Tudo bem, eu preferia que você aprendesse isso com o processo da vida, mas posso te ajudar a desenvolver este seu poder. Está duvidando que você tem um poder maior do que muitos super heróis? Vejamos:

Você pode com duas palavras gerar várias ações ao seu redor que podem fazer o bem e o mal. As palavras são “sim” e “não”. Mesmo que você precise de um tempo para pensar, as maiores dúvidas podem ser respondidas por estas duas simples palavras que às vezes nem são necessárias serem faladas. Basta um olhar, um balançar suave de cabeça.

Pense em momentos decisivos da sua vida (casamento, estudos, relacionamentos, trabalho, doenças) e tente visualizar como o sim e o não estiveram presentes e acabaram te colocando onde você está hoje (casa, trabalho, saúde, relacionamentos).

Independente de sua resposta, o mundo sempre abre e fecha possibilidades quando você utiliza seu poder.

Quando você fala sim, acaba abrindo novos espaços, novos caminhos, novas relações... Dizer sim é afirmar, é aceitar.

Quando você fala não, fecha alguns processos. Rompe amarras, e também abre novas possibilidades e caminhos.

É... suas palavras são seus poderes! Suas respostas são seus poderes! Sim e não são poderes enormes que modificam nossa vida pra sempre em todos os sentidos.

A partir de hoje, analise sua vida. Se em algum momento você perceber que usou de forma errada seus poderes, aceite. Não tenha dúvidas que foi melhor assim. Mas “daqui pra frente tudo vai ser diferente”...

Agora você já conhece seus poderes, por isso utilize-os... Seja verdadeiro sempre com você e com as pessoas que o rodeia.

Agradeça a Vida por ter este poder e por conhecê-lo.

Aprenda a dizer sim ou não quando quiser que algo aconteça. Se não souber as respostas, relaxe... O silêncio sempre é uma resposta e tudo tem seu tempo certo para acontecer.

Lembre-se que dizer sim quando você quer dizer não, ou dizer não quando você quer dizer sim, faz com que você utilize seus poderes contra você mesmo. E isso não vai te fazer bem. Se não souber as respostas, silencie. Guarde seu poder com você para outro momento.

E nunca esqueça que todas as ações provocam reações... É assim na física, é assim na química, é assim no mundo e é assim na sua vida.

Um forte abraço e até semana que vem!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

QUE SOM TEM SUA VIDA?



Algumas músicas marcam nossa vida para sempre em determinadas fases. Quando criança ouvia muito a Turma do Balão Mágico e Roberto Carlos (por causa da paixão da minha mãe pelas músicas dele), na faculdade descobri Cássia Eller, Ana Carolina, mais tarde me encantei pela MPB de Bethânia e Marisa Monte.

Algumas canções nos remetem diretamente a um lugar específico, a uma pessoa querida, a um amor que passou, que foi bom ou ruim, a uma situação, um lugar no passado, bem escondidinho no fundo da memória. Marisa Monte tem uma canção belíssima e inspiradora chamada Cantinho Escondido que fala assim:

“Dentro de cada pessoa

Tem um cantinho escondido

Decorado de saudade

Um lugar para o coração pousar

Um endereço que freqüente sem morar...”

Não consigo, por exemplo, ouvir a música Relicário da Cássia com o Nando Reis e me sentir “transportado” para um fim de tarde em Ouro Preto regado a muito sorriso e vento no rosto. Foi uma fase importante para meu crescimento interior e que me faz valorizar mais tudo o que tenho hoje em dia.

Aposto que você também tem músicas especiais! E que às vezes, até se emociona quando ouve determinada canção. Sentir paz, inspiração e felicidade... Eu sempre procuro utilizar músicas específicas em momentos específicos.

Hoje, por exemplo, quando precisei de inspiração para escrever mais um artigo, liguei o som do meu computador bem baixinho com músicas de relaxamento e as idéias vieram surgindo lentamente. Como se estivessem deslizando e fluindo pela minha mente.

Conheço muitas pessoas que vivem reclamando da vida. Que o tempo está pouco, que o dinheiro está curto, que trabalha, trabalha, trabalha... Eu também tenho meu tempo apertadíssimo! Que o diga meus pacientes, que às vezes tentam me encontrar em meu celular e não tenho como atendê-los e muito menos retornar a todas as ligações perdidas! Encontrar espaço na agenda então... Mas dou valor à minha vida. Faço o que gosto e o que sei fazer bem feito. Mas quando sobra alguns minutos, no trânsito, quando falta um paciente, quando vou entrar para o banho ou mesmo antes de dormir, sempre procuro ficar um tempo comigo mesmo. E no meu tempo “rola” muita música...

A música tem este poder, pode ser usada para muitas coisas, inclusive para estimular regiões específicas, acalmar emoções, ampliar a capacidade para aprender e se abrir para a criatividade. Reduzir o estresse, induzir ao sono, música para a inteligência e o aprendizado, para repouso, relaxamento, para grávidas e para acalmar bebês e crianças.

Às vezes, determinadas músicas me passam um estado de relaxamento e sossego tão bom, que gostaria que essa “sensação boa” pudesse ser dividida com todas as pessoas que eu gosto.

Jamais faria uma lista de músicas para indicar para alguém. As músicas que ouço trazem lembranças e sentimentos bons para mim, mas podem desagradar ou mesmo não dizerem nada para outras pessoas. Que o diga a Rosana, que não tem “paciência” para músicas de relaxamento... Por ela, as sessões de Shiatsu e relaxamento seriam regadas a pagode, o que para mim seria um sacrifício enorme. Mas chegamos em acordo com uma MPB e às vezes mantras indianos.

Gostaria que você também marcasse um encontro especial com você regado a música, claro! Mesmo que seja durante uns 15 minutinhos. Desligue o som dessas rádios barulhentas que temos por aqui e separe seus CDs preferidos. A música tem um poder de relaxar, de curar, de dar inspiração e de restaurar o corpo e a mente. Explore esses poderes! Depois de descobrir tudo de bom que a música pode fazer por você, me escreva. Me conte o que aprendeu de bom e quais são as músicas que te tocam! Será um prazer te escutar também! Seja feliz, sempre!

Carpe Diem!

Conforme prometido, segue alguns links de rádios com músicas de qualidade para ouvir online e curtir muito!

MPB Brasil - Uma rádio que toca MPB 24 horas!

http://www.mpbfm.com.br/

Rádio Mundial - Além de ouvir músicas que relaxam, você conta com uma programação falando sobre saúde de corpo e de mente!

http://radiomundial.com.br/

Rádio MEC FM - Quando quiser ouvir músicas clássicas e entrar em equilíbrio com a natureza.

http://www.radiomec.com.br/FM/

Rádio UOL - Aqui você pode escolher a programação que mais combina com você ou buscar aquelas músicas que você gosta. Não precisa ser assinante!

http://radio.musica.uol.com.br/



quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ALUNAS DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL PROMOVENDO O ACESSO AO COMPUTADOR


Na foto: Marcela Louvera, eu (!) e Débora Filard

Quem não gosta de ter acesso a um computador? Hoje em dia trabalhamos, estudamos, conversamos, fazemos amizades e milhões de outras coisas pelo computador. A revista Veja da semana passada veio com a reportagem da capa falando sobre o grande impacto que o uso do computador e a internet fizeram em nossas vidas e o que ainda irão fazer.

Existem até estudos realizados por neurocientistas que comprovam que o uso do computador estimula o cérebro.

Mas nem todo mundo tem acesso a este incrível recurso. Não só financeiramente, a falta de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais às vezes é grande e poucos projetos são desenvolvidos.

Esta semana quero apresentar um recurso desenvolvido por duas alunas do curso de Terapia Ocupacional da Unipac Lafaiete, Marcela Louvera e Débora Filard, hoje cursando o 6º período da faculdade.

O recurso foi desenvolvido para apresentação de um trabalho na disciplina de Informática Acessível e serve para propiciar o acesso ao computador para pessoas com algumas dificuldades especiais. De fácil confecção e barato, o recurso foi realizado e apresentado para toda a turma.


As alunas lembraram que este tipo de recurso já existe no mercado, mas que muitas vezes as pessoas não conseguem ter acesso a eles pelo preço, visto que na maioria das vezes são materiais importados.

Pode ser usado por várias pessoas, mas principalmente por pacientes que apresentem dificuldades de coordenação motora fina, tetraplégicos acionando o microfone com cabeça ou com o sopro, pacientes com paralisia cerebral que tenham dificuldades em movimentar os membros superiores e outros que apresentem alterações anatômicas em membros superiores.

No trabalho, Marcela e Débora lembraram que quando são necessárias adaptações na parte física do computador, antes de buscar acionadores ou periféricos especiais, é necessário procurar viabilizar, quando possível, soluções que utilizem os próprios “acionadores naturais” do

computador, que são o Teclado, o Mouse e o Microfone.

O recurso que desenvolveram é um acionamento pelo microfone por meio de brinquedos de pressão: “A solução que utilizamos é acoplar ao microfone, por meio de fitas adesivas, um daqueles pequenos brinquedos infantis de borracha que são facilmente encontrados em lojas de brinquedos, que produzem sons quando são pressionados. Desta forma, o cliente pode comandar programas de computador pressionando o brinquedo com a parte do corpo na qual exerça maior controle (ou a mão, ou o pé, ou o joelho, até mesmo a cabeça...) com a pressão, o brinquedo emitirá o som no microfone, que acionará o que o cliente necessitar.”

Está aí uma boa idéia que merece destaque. Com recursos simples, as alunas conseguiram criar um recurso que permitirá que muitas pessoas possam usufruir de um recurso tão rico e extremamente prático para os dias atuais.

As alunas ainda lembram que vários softwares que promovem a inclusão podem ser baixados gratuitamente pela internet, como por exemplo, o simulador de teclado “teclado amigo” disponibilizado pela Rede Saci (www.saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=3847) ou o softwares para construção de pranchas de comunicação “Plaphoons” do Projeto Fressa (www.lagares.org).

Boas idéias sempre são bem vindas aqui no nosso espaço. Gostou? Você pode entrar com contato com alunas pelo e-mail: marcelalouvera@hotmail.com

Até semana que vem!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

X FACE - Homenagem a Geraldo Lafayette!

X FACE - Homenagem a Geraldo Lafayette!

Recebi o texto da Mariângela pelo e-mail e fiquei surpreso por saber que existem outras pessoas que compartilham sobre o mesmo que penso sobre o FACE (Festival de Artes Cênicas) e sobre o Geraldo Lafayette.

Digo com muito orgulho que já fui aluno do Geraldo e com ele pude aprender muitas coisas legais. Por um tempo em que precisei muito, o teatro me serviu, não apenas como lugar de aprendizado de técnicas, mas como um lugar onde pude fazer amizades com pessoas diferentes, que pude respirar uma cultura diferente, conhecer músicas que amo até hoje, além de contribuir para uma mudança na minha postura frente à vida, frente ao meu corpo, frente aos obstáculos diários. Talvez eu possa dizer que fiz um “uso terapêutico” do teatro. Minhas mudanças são claras e perceptíveis.

O texto hoje fala sobre o FACE, mas fala mais... Fala sobe o idealizador disso tudo. Fala sobre uma pessoa que pensa e que faz. Fala sobre uma dessas pessoas que fazem a diferença no mundo. Fala sobre o Geraldo Lafayette.

“FACE” - NA FACE DA TERRA

Ainda bem que em julho podemos assistir peças teatrais tão belas, tão diversificadas, que trazem tanto para adultos e crianças oportunidades de acréscimos culturais!

Julho é um mês esperado para quem sabe que existirá um FACE que proporcionará alegrias, poesias, risos, reflexões, vontades, inspirações, admirações, respeito na fila para entrar no Teatro Municipal , respeito a artistas que não medem esforços para exporem aquilo que mais gostam de

fazer: representar! – Respeito a quemluta em prol de uma cultura teatral em Conselheiro Lafaiete: Geraldo Lafayette – idealizador do FACE.

Que bom poder sentir nos olhos de Geraldo Lafayette o mesmo brilho de todos os anos: o brilho pelo interesse constante, o brilho pelo prazer de ver o Teatro Municipal lotado com olhos apreensivos à espera de mais uma peça, o brilho do cuidado no trato com o público e todos os atores, envolvidos no FACE, o brilho da preocupação e cansaço da labuta prazerosa (apesar de tantas dificuldades advindas), o brilho do medo quando a mente fica escura e pensa : - será que ano que vem haverá outro FACE?

Ah, Geraldo, o FACE não pode mais parar. É um carro descendo ladeira, cheio de atores espetaculares, e no volante está você, Geraldo Lafayette – responsável pela direção do fantástico “teatrar” – o coração de cada um que lá está a ocupar este automóvel precioso... Você é pérola do representar, sua pessoa é um cenário artístico, um palco constante, onde representar passa a ser a maior verdade de sua vida! E vida não se perde de graça, vida é luta constante, vida é FACE na face da terra, é FACE na face de cada um que assiste a peças teatrais e ainda contribui

com alimentos para saciar a mesa dos que necessitam. E contribui também para saciar a si mesmo – um saciar cultural, cheio de um mundo que não se vê todo mês, mas que em julho, se esquenta com festival de alegrias, de mutações, cores, singularidades infinitas que o teatro proporciona...

Teatralizar é sua vida - e leva vida a todos nós! Que alegria,Geraldo Lafayette, poder mais uma vez agradecê-lo profundamente pelos belos momentos felizes proporcionados a todos aqueles que se conduziram ao Teatro Municipal a fim de saírem de lá mudados, com alma nova, através do X FACE na face do público que sabe que o “teleférico FACE” já é e será sempre a representação maior da arte de Conselheiro Lafaiete!

Esperemos sempre mais “julhos” em nossas vidas! Parabéns a todos os artistas e ao “condutor do teleférico FACE” muitas viagens na alma de cada um nós que cremos em seu trabalho que nos leva alegria, prazer e viagens mil que adentram nosso ser!

Mil vezes parabéns, Geraldo Lafayette! Conduza este teleférico sempre! Freie de vez em

quando – mas não pare nunca!

Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva - Educadora Social