domingo, 31 de agosto de 2008

A ESCOLHA É SEMPRE NOSSA


Mais uma semana se passou... Desta vez trago um texto escrito pela Professora Mariângela que esteve na casa da D. Trindade. Ela nos convida a pensar nas chances que nos são dadas todos os dias, no que Deus quer falar em nossa vida e lembra que o poder da escolha está sempre em nossas mãos.
"O JARDIM DE TRINDADE"
Pela Profa. Mariângela L. C. S. Silva
A vida é um ensinamento constante. Não devemos nos encher de preconceitos, de descasos e de desamor pelas pessoas sem antes conhecê-las verdadeiramente.
Cada pessoa tem um jardim florido dentro de si, cada um tem seu amor, suas mensagens de filho (a) de Deus para nos passar. E hoje, vou tentar colocar nesta Coluna, tudo de bom que consegui captar dessa senhora, D. Maria Trindade da Costa, conhecida popularmente há tempos atrás, como a "Rainha das Cachaceiras”.
Foi meretriz desde os quinze anos, e em sua fala inspiradora e inteligente, (aos 15 anos, recebi o "passaporte para o Mundo Negro”), onde se embriagou até cair na sarjeta, expondo seu corpo e seu espírito em lugares sórdidos e obscuros.Teve 9 filhos, sendo que conseguiram sobreviver somente 3. (Devido à vida do submundo que levava).
Mas, atire a primeira pedra quem nunca errou. Uns erram mais, outros menos. Acredito até pelas circunstâncias de vida que cada um possui, talvez devido por escolha própria ou por falta de escolha. Mas isso não importa, apenas fiz um breve preâmbulo da vida que levou D. Trindade e que hoje não leva mais, devido à sabedoria de vida que o sofrimento trouxe para ela, como forma de um bálsamo modificador. Das profundezas para a claridade, é mais ou menos assim:No tempo que vivia na boêmia, D. Trindade sofreu um terrível acidente: Um trem passou por cima de seu braço direito. Hoje possui metade de seu braço, é uma lutadora, uma pessoa inteligente, que reconhece todos os seus erros do passado.
Hoje agradece a Deus, pois segundo ela ,"o difícil e o impossível está no dicionário dos covardes". Olha seus netos, ajuda quem precisa, faz o serviço todo de sua casa e pasmem, torce suas roupas com a maior destreza, mesmo sem possuir a mão direita.
Há 33 anos está nos Alcoólicos Anônimos, é um exemplo de que qualquer um pode sair da embriaguez, e que segundo ela, "A gente quando bêbada, é muito humilhada, fala a verdade e ninguém acredita, mas a gente pode sair dessa, ninguém deve correr para um copo quando vier um problema, pois todos os dias temos problemas, não devemos fugir da luta, temos que ter sempre a cabeça erguida. Hoje enfrento lutas também, mas ao contrário do passado, com minha cabeça erguida, pois agora, minha palavra é válida em todo lugar. Já perdi casa por causa de chuva, aos 15 dias de minha amputação, já estava fazendo de tudo sozinha.
Aí veio a luz em minha vida. Após ter perdido seis filhos, Deus começou a me presentear através de um sofrimento: perder metade de meu braço (sim, porque foi depois deste acontecimento que comecei a viver de verdade): Tive meus três filhos, fui encaminhada para o A.A, abandonei a partir do ano de 1975 a bebida, pedia a Deus ajuda e ele me deu uma chance de "sair da vida". Claro que tudo isso se deve a grandes ajudas, pessoas maravilhosas que souberam me dar as mãos (e eu quis ser ajudada e batalhei muito por isso). Agradeço a cada uma delas até hoje.
Sou alcoólatra em recuperação mas não sou anônima, não escondo nada de minha vida, muito pelo contrário, pois eu dividia o jornal na rua, mas hoje posso mostrar para todo mundo que se a Trindade se reergueu, todos podem fazer o mesmo, todos podem deixar a bebida e recomeçar. Uma vida melhor, mais digna, pois falo de coração aberto, que hoje sou uma pessoa feliz, sem riqueza material mas com riqueza espiritual.
Já fui presa, muito atrevida mesmo. Quem me conheceu pode afirmar isso tudo, mas orgulho-me de poder passar para tanta gente que quando se arregaça as mangas e se parte para a luta, o caminho bom vem. E digo mais: quando eu era “perfeita” meus dias, noites, eram em botecos, boemias. Perdi o braço, tive meus filhos (os 3 que estão vivos) que são minha luz, o brilho da vida que Deus mandou para mim.
Deus não gosta de murmuração. Eu tinha que passar por tudo isso pra Deus me lapidar para mostrar para o mundo que é possível se reerguer. Mas não é de graça não, tem que batalhar!
Hoje estudo à tarde no EJA, faço minhas lições de casa, meu diário, só tenho a agradecer a Deus. O que posso dizer mais? Enfrente a luta, pois todos os seus, esperam de você a coragem de lutar até o fim."
Esta é a história da D. Trindade, uma pessoa com um jardim imenso dentro do peito. Pude ter a honra de escutá-la , colher flores em seu jardim e distribuir aos olhos dos leitores tanta sabedoria de vida.
Fechemos os olhos para o preconceito, abramos nosso peito para o jardim do coração alheio, pois todos nós temos flores no coração... você que pensa que não pode mudar sua vida, está comprovado agora que isso não é verdade. Adube seu jardim, escolha uma terra mais fofa para suas roseiras e elas florirão. Caminhe em direção da luta, da fibra, queira mudanças, faça diversidades em si mesmo, espelhe-se no jardim de Trindade, pois a chance é dada a todos, basta querer "primaverar" sua vida! É agora ou nunca!
Profa. Mariângela L. C. S. Silva


D. Trindade, mesmo sem uma das mãos, mostra que é possível ter habilidades nas tarefas do dia-a-dia.

Nenhum comentário: