domingo, 31 de agosto de 2008

CRÉDITO ESPECIAL PARA NECESSIDADES ESPECIAIS





Por: Afonso Júnior
*Terapeuta Ocupacional


Todos nós já sabemos que hoje fica parado em casa quem quer. Existem milhões de profissionais que desenvolvem todos os mais variados tipos de equipamentos e adaptações que ajudam as pessoas com necessidades especiais em tudo em suas vidas.
Hoje em dia é possível adquirir no mercado desde uma simples escova de dente adaptada até as mais “mirabolantes” cadeiras-de-rodas, daquelas que têm motor, sobe degraus de escadas, andam quase que sozinhas.
O grande problema de tudo isso é o acesso a esses produtos. No dia-a-dia da clínica me deparo com pacientes que precisam, por exemplo, usar órteses de um material chamado termoplástico. É um material importado e muito caro para a realidade de vários pacientes que além da órtese ainda precisam pagar as sessões de reabilitação e os medicamentos, quando utilizam.
Geralmente são produtos caros porque são desenvolvidos por profissionais da área da saúde (especialmente Terapeutas Ocupacionais) e que precisam ser feitos especialmente para cada paciente. Isso quer dizer que uma cadeira-de-rodas que tenha um encosto de cabeça pode não ser indicada para qualquer tipo de pessoa que necessite de uma cadeira. Cada um tem suas próprias limitações e suas próprias dificuldades, por isso cada um precisa de determinada adaptação.
E é muito triste saber que existe o produto no mercado, saber que existe a pessoa que precisa, o profissional que faz e desenvolve, mas o dinheiro (como sempre) falta.
Então, como fazer para que todas as pessoas que realmente precisam sejam capazes de adquirir esses equipamentos que facilitam a vida do deficiente, do cuidador e da família?
A Caixa Econômica Federal lançou a pouco tempo uma linha de crédito especial para as pessoas que possuem necessidades especiais.
É um programa chamado “Viver Sem Limites” que está ajudando e dando oportunidade para as pessoas com necessidades especiais comprarem os equipamentos que necessitam para sua melhor independência no dia-a-dia.
O crédito especial da Caixa Econômica serve para comprar por exemplo:
- cadeira de rodas;
- cadeira para banho;
- aparelho auditivo;
- telefone especial;
- impressora em braile;
- softwares especiais;
- elevador residencial;
- camas motorizadas;
- inaladores;
- calculadora especial;
- relógios em braile;
- relógios falados;
- teclado especial;
- adaptação de veículos;
- e vários outros equipamentos.
É necessário ser aprovado na avaliação de risco de crédito da Caixa Econômica para ter acesso ao financiamento de qualquer equipamento.
Segundo o site da Caixa, (http://www.caixa.gov.br/), para adquirir o financiamento é necessário seguir três passos:
1 – Informar sobre o financiamento (procurar a agência para tirar as dúvidas antes de contratar o serviço)
2 – Escolher o equipamento, bem ou serviço (procurar o estabelecimento comercial de sua preferência e escolher o equipamento, bem ou serviço que deseja adquirir. Para ter acesso ao financiamento não é necessário comprovar a necessidades especial, pois o equipamento, bem ou serviço, pode ser destinado a terceiros).
3 – Levar o Cupom Fiscal até a Caixa (A concessão do financiamento é feita mediante a apresentação da Nota Fiscal ou do Cupom Fiscal emitido pelo estabelecimento comercial, referente à aquisição do equipamento, bem ou serviço.)
Com este crédito, ganha a família que pode ficar mais tranqüila na aquisição dos equipamentos (que são caros), ganha o profissional que pode desenvolver e conseguir vender seus equipamentos, mas ganha, principalmente os portadores de necessidades especiais que podem usufruir e realmente procurar “viver sem limites”.
A Caixa disponibiliza dois telefones para contato: o Disque Caixa: 0800 726-0101 / Atendimento para pessoas com deficiência auditiva 0800 726-2492. Ou no site: http://www.caixa.gov.br/
Você está gostando do nosso espaço? Tem alguma crítica ou elogio? Quer participar também?
Entre em contado conosco!
Pela internet: http://www.colunadiversidade.blogspot.com/ Pelo e-mail: colunadiversidade@hotmail.com
Por carta: Redação do Jornal Nova Gazeta: Coluna Diversidade. Ou telefax: (31) 3763.5774.
Estamos esperando seu contato!
Cadeiras para banho e outros equipamentos agora podem ser adquiridas pelo crédito da Caixa Econômica Federal.
Além de milhões de outros equipamentos, bens e serviços, as pessoas com necessidades especiais também podem adquirir aparelhos auditivos.

Nenhum comentário: