quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ESPELHO, ESPELHO MEU...






“QUEBRANDO” LIMITAÇÕES




Quando recebi o texto da Professora Mariângela no meu e-mail, me imaginei na mesma cena. Quebrando sem querer um espelho que eu precisasse usar para pentear os cabelos ou fazer minha barba. Comecei a pensar em qual seria minha reação. Mas a conclusão que eu chego, assim como ela, é que sem espelhos ou com espelhos eu posso e consigo viver bem. Assim como sem tantas outras coisas na vida que muitas vezes acabamos “carregando” sem querer (relacionamentos ruins, falta de paciência, limitações, depressões, falta de coragem...). Ah, chega! A vida oferece milhões de oportunidades o tempo todo. Posso escolher usar um “espelho” mas se ele quebrar não vou ficar me lamentando e me cobrando por causa disso. E se o espelho não quebrar, também posso quebrá-lo por vontade própria. São apenas escolhas. Desde que eu saiba que tudo tem um preço e uma conseqüência.
Que tal tentar? Aproveite o carnaval! Quebre os espelhos que te limitam, que te deixam “deficiente” em algum aspecto da vida e você vai entender o que é viver sem limitações.


ESPELHO, ESPELHO MEU!
Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
- Professora

Um belo dia o espelho de meu banheiro se quebrou! Fiquei sem espelho. Minha imagem não via mais. E me dirigi ao espelho de meu quarto para passar um batom. Enquanto passava o batom, comecei a imaginar como os deficientes visuais fazem tudo tão bem, sem verem suas imagens refletidas em um espelho.
Então resolvi não olhar mais no espelho. Retirei o batom e comecei a passá-lo novamente nos lábios. Penteei os cabelos, peguei o secador e comecei a secá-los também sem nenhum espelho. Tive um pouco de dificuldade sim, mas ainda queria mais – fechei meus olhos e continuei na “missão quase impossível” de terminar minha escova.
Comecei a descobrir em mim novos caminhos, novas possibilidades, novas maneiras de aprender - o despertar dos sentidos, a conclusão de que somos capazes. E eu era capaz de fazer tudo isso muito bem, mesmo sem me enxergar. E finalmente, abri meus olhos – pois meu cabelo já estava escovado. Corri até o espelho e me vi exatamente como eu queria ver – bonita, com um batom para alegrar mais um sorriso. Sim, sorri de frente ao espelho para mim mesma – talvez por ter conseguido algo que nunca tivesse imaginado, talvez por ter percebido um pouco do que todo deficiente visual passa. E olha que essa pequena dificuldade sentida por mim foi o mínimo diante de tantas barreiras que eles enfrentam num mundo despreparado a receber as singularidades...
Esta foi uma pequena experiência que um espelho me proporcionou. Como nada é por acaso, fiquei pensando em colocar no papel o que me engrandeceu como ser humano nesta oportunidade rápida e simples.
Espelho, espelho meu, existe alguém mais egoísta do que eu? Porque será que nunca pensei nisso antes? Colocar em minha pele a pele de um deficiente visual, de um paraplégico, de um surdo, mudo, e tantas diversidades que encontramos?
Ah... Nossos sentidos têm que ser testados todos os dias para que tenhamos a chance de compreendermos melhor os outros e percebermos também que somos capazes de tudo, mesmo não estando em nosso poder uma saúde 100% . Porque temos a força infinita do aprender interligada com a luz de Deus. Somos luz infinita, cidadãos, cada qual com sua característica, seus defeitos, suas capacidades, mas estamos vivos! E estar vivo é estar preparado!
Por isso caro leitor, quebre seu espelho de vez em quando. Afinal em cada acontecer há um ensinamento. Aprenda a aprender, recupere seus sentidos, vista outras peles, não irá lhe fazer mal nenhum! Afinal, espelhos são para serem quebrados também!
Quebrar um espelho não resultará em sete anos de azar – mas sim proporcionará a você a graça de um dos ensinamentos de Jesus: Amar seus semelhantes, compreendê-los, admirá-los e respeitá-los tal qual o são. E você, quer experimentar quebrar espelhos?
Quer participar também? Faça como a Professora Mariângela e entre em contato com a Coluna Diversidade:
Todas as semanas aqui no Jornal Nova Gazeta e na internet.

Nenhum comentário: