quarta-feira, 19 de agosto de 2009

QUE SOM TEM SUA VIDA?



Algumas músicas marcam nossa vida para sempre em determinadas fases. Quando criança ouvia muito a Turma do Balão Mágico e Roberto Carlos (por causa da paixão da minha mãe pelas músicas dele), na faculdade descobri Cássia Eller, Ana Carolina, mais tarde me encantei pela MPB de Bethânia e Marisa Monte.

Algumas canções nos remetem diretamente a um lugar específico, a uma pessoa querida, a um amor que passou, que foi bom ou ruim, a uma situação, um lugar no passado, bem escondidinho no fundo da memória. Marisa Monte tem uma canção belíssima e inspiradora chamada Cantinho Escondido que fala assim:

“Dentro de cada pessoa

Tem um cantinho escondido

Decorado de saudade

Um lugar para o coração pousar

Um endereço que freqüente sem morar...”

Não consigo, por exemplo, ouvir a música Relicário da Cássia com o Nando Reis e me sentir “transportado” para um fim de tarde em Ouro Preto regado a muito sorriso e vento no rosto. Foi uma fase importante para meu crescimento interior e que me faz valorizar mais tudo o que tenho hoje em dia.

Aposto que você também tem músicas especiais! E que às vezes, até se emociona quando ouve determinada canção. Sentir paz, inspiração e felicidade... Eu sempre procuro utilizar músicas específicas em momentos específicos.

Hoje, por exemplo, quando precisei de inspiração para escrever mais um artigo, liguei o som do meu computador bem baixinho com músicas de relaxamento e as idéias vieram surgindo lentamente. Como se estivessem deslizando e fluindo pela minha mente.

Conheço muitas pessoas que vivem reclamando da vida. Que o tempo está pouco, que o dinheiro está curto, que trabalha, trabalha, trabalha... Eu também tenho meu tempo apertadíssimo! Que o diga meus pacientes, que às vezes tentam me encontrar em meu celular e não tenho como atendê-los e muito menos retornar a todas as ligações perdidas! Encontrar espaço na agenda então... Mas dou valor à minha vida. Faço o que gosto e o que sei fazer bem feito. Mas quando sobra alguns minutos, no trânsito, quando falta um paciente, quando vou entrar para o banho ou mesmo antes de dormir, sempre procuro ficar um tempo comigo mesmo. E no meu tempo “rola” muita música...

A música tem este poder, pode ser usada para muitas coisas, inclusive para estimular regiões específicas, acalmar emoções, ampliar a capacidade para aprender e se abrir para a criatividade. Reduzir o estresse, induzir ao sono, música para a inteligência e o aprendizado, para repouso, relaxamento, para grávidas e para acalmar bebês e crianças.

Às vezes, determinadas músicas me passam um estado de relaxamento e sossego tão bom, que gostaria que essa “sensação boa” pudesse ser dividida com todas as pessoas que eu gosto.

Jamais faria uma lista de músicas para indicar para alguém. As músicas que ouço trazem lembranças e sentimentos bons para mim, mas podem desagradar ou mesmo não dizerem nada para outras pessoas. Que o diga a Rosana, que não tem “paciência” para músicas de relaxamento... Por ela, as sessões de Shiatsu e relaxamento seriam regadas a pagode, o que para mim seria um sacrifício enorme. Mas chegamos em acordo com uma MPB e às vezes mantras indianos.

Gostaria que você também marcasse um encontro especial com você regado a música, claro! Mesmo que seja durante uns 15 minutinhos. Desligue o som dessas rádios barulhentas que temos por aqui e separe seus CDs preferidos. A música tem um poder de relaxar, de curar, de dar inspiração e de restaurar o corpo e a mente. Explore esses poderes! Depois de descobrir tudo de bom que a música pode fazer por você, me escreva. Me conte o que aprendeu de bom e quais são as músicas que te tocam! Será um prazer te escutar também! Seja feliz, sempre!

Carpe Diem!

Conforme prometido, segue alguns links de rádios com músicas de qualidade para ouvir online e curtir muito!

MPB Brasil - Uma rádio que toca MPB 24 horas!

http://www.mpbfm.com.br/

Rádio Mundial - Além de ouvir músicas que relaxam, você conta com uma programação falando sobre saúde de corpo e de mente!

http://radiomundial.com.br/

Rádio MEC FM - Quando quiser ouvir músicas clássicas e entrar em equilíbrio com a natureza.

http://www.radiomec.com.br/FM/

Rádio UOL - Aqui você pode escolher a programação que mais combina com você ou buscar aquelas músicas que você gosta. Não precisa ser assinante!

http://radio.musica.uol.com.br/



4 comentários:

Belo Sempre disse...

Oi jr vim dizer que realmente tem musicas que toca as pessoas lembrando algo que ja passou ou que ta acontecendo comigo tem várias que dão certinhos, e é engraçado que quando vc escuta uma certa canção e ela passa pra vc oque vc precisava escutar naquele momento eu sol apaixonada pela musica da Cassia Eller O segundo sol me lembra de momentos Ótimos amo o refrão quando diz "Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza
De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão...

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação...

Bom é isso beijinhos:)

Unknown disse...

Adorei esse tema sobre a musica....não vivo sem...musicas são muito marcantes pq estão presentes em todos os momentos da nossa vida...
bjo

Coluna Diversidade - Nova Gazeta disse...

Olá Jéssica! Tb gosto mto desta música! Aliás, adoro tudo da Cássia e do Nando!
Obrigado pela visita!
Jr

Coluna Diversidade - Nova Gazeta disse...

Oi Jaqueline! Tenho certeza que sim! Inclusive, pelo que já vi, temos músicas em comum! Rrrrsss
20 e poucos anos, por exemplo...
Abração!
Obrigado pela visita!
Jr