quarta-feira, 5 de agosto de 2009

X FACE - Homenagem a Geraldo Lafayette!

X FACE - Homenagem a Geraldo Lafayette!

Recebi o texto da Mariângela pelo e-mail e fiquei surpreso por saber que existem outras pessoas que compartilham sobre o mesmo que penso sobre o FACE (Festival de Artes Cênicas) e sobre o Geraldo Lafayette.

Digo com muito orgulho que já fui aluno do Geraldo e com ele pude aprender muitas coisas legais. Por um tempo em que precisei muito, o teatro me serviu, não apenas como lugar de aprendizado de técnicas, mas como um lugar onde pude fazer amizades com pessoas diferentes, que pude respirar uma cultura diferente, conhecer músicas que amo até hoje, além de contribuir para uma mudança na minha postura frente à vida, frente ao meu corpo, frente aos obstáculos diários. Talvez eu possa dizer que fiz um “uso terapêutico” do teatro. Minhas mudanças são claras e perceptíveis.

O texto hoje fala sobre o FACE, mas fala mais... Fala sobe o idealizador disso tudo. Fala sobre uma pessoa que pensa e que faz. Fala sobre uma dessas pessoas que fazem a diferença no mundo. Fala sobre o Geraldo Lafayette.

“FACE” - NA FACE DA TERRA

Ainda bem que em julho podemos assistir peças teatrais tão belas, tão diversificadas, que trazem tanto para adultos e crianças oportunidades de acréscimos culturais!

Julho é um mês esperado para quem sabe que existirá um FACE que proporcionará alegrias, poesias, risos, reflexões, vontades, inspirações, admirações, respeito na fila para entrar no Teatro Municipal , respeito a artistas que não medem esforços para exporem aquilo que mais gostam de

fazer: representar! – Respeito a quemluta em prol de uma cultura teatral em Conselheiro Lafaiete: Geraldo Lafayette – idealizador do FACE.

Que bom poder sentir nos olhos de Geraldo Lafayette o mesmo brilho de todos os anos: o brilho pelo interesse constante, o brilho pelo prazer de ver o Teatro Municipal lotado com olhos apreensivos à espera de mais uma peça, o brilho do cuidado no trato com o público e todos os atores, envolvidos no FACE, o brilho da preocupação e cansaço da labuta prazerosa (apesar de tantas dificuldades advindas), o brilho do medo quando a mente fica escura e pensa : - será que ano que vem haverá outro FACE?

Ah, Geraldo, o FACE não pode mais parar. É um carro descendo ladeira, cheio de atores espetaculares, e no volante está você, Geraldo Lafayette – responsável pela direção do fantástico “teatrar” – o coração de cada um que lá está a ocupar este automóvel precioso... Você é pérola do representar, sua pessoa é um cenário artístico, um palco constante, onde representar passa a ser a maior verdade de sua vida! E vida não se perde de graça, vida é luta constante, vida é FACE na face da terra, é FACE na face de cada um que assiste a peças teatrais e ainda contribui

com alimentos para saciar a mesa dos que necessitam. E contribui também para saciar a si mesmo – um saciar cultural, cheio de um mundo que não se vê todo mês, mas que em julho, se esquenta com festival de alegrias, de mutações, cores, singularidades infinitas que o teatro proporciona...

Teatralizar é sua vida - e leva vida a todos nós! Que alegria,Geraldo Lafayette, poder mais uma vez agradecê-lo profundamente pelos belos momentos felizes proporcionados a todos aqueles que se conduziram ao Teatro Municipal a fim de saírem de lá mudados, com alma nova, através do X FACE na face do público que sabe que o “teleférico FACE” já é e será sempre a representação maior da arte de Conselheiro Lafaiete!

Esperemos sempre mais “julhos” em nossas vidas! Parabéns a todos os artistas e ao “condutor do teleférico FACE” muitas viagens na alma de cada um nós que cremos em seu trabalho que nos leva alegria, prazer e viagens mil que adentram nosso ser!

Mil vezes parabéns, Geraldo Lafayette! Conduza este teleférico sempre! Freie de vez em

quando – mas não pare nunca!

Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva - Educadora Social

Nenhum comentário: