quarta-feira, 29 de julho de 2009

VÍRUS A (H1N1) - GRIPE SUÍNA - INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO


VÍRUS A (H1N1) – GRIPE SUÍNA – INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO.

Recentemente estamos convivendo com algo inesperado: a nova gripe – Vírus A (H1N1) que foi chamada no início de sua descoberta de Gripe Suína.

Não é fácil conviver com algo que tem levado pessoas à morte, mas não temos outra saída e estamos sendo obrigados a aprender conviver com este vírus espalhado por todos os cantos. Até o momento (pelo menos onde minhas pesquisas chegaram) não temos casos da nova gripe registrados em nossa cidade. Aconteceram suspeitas, mas os casos não foram confirmados. Mas sabemos que ela está por perto e acho inevitável que chegue por aqui.

O que fazer então? Primeiramente, é preciso conhecer melhor o Vírus A (H1N1). Ler e se manter informado também é um tipo de prevenção, afinal, você acaba sabendo como se pega e como se proteger. E claro, na presença de sintomas (febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza) você deve procurar um médico ou um serviço de saúde e não ficar em casa esperando que melhore. Isso sim é grave!

No dia 29 de julho, segundo o site de notícias G1, o Ministério da Saúde respondeu algumas perguntas de internautas sobre a nova gripe. Achei interessante trazer essas informações para os leitores.

E lembre-se que existem alguns cuidados básicos de higiene que podem prevenir o vírus (lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar).

- Gostaria de saber quais as providências que podemos tomar para proteger nossos filhos na volta às aulas. Outros estudantes da mesma escola foram para a Argentina e Estados Unidos, na viagem de formatura. Não acredito que seja justo nós, pais de alunos que privaram seus filhos do passeio, tentando protegê-los de uma contaminação, termos que colocá-los já no primeiro dia de aula em contato com quem voltou dos lugares que têm registrado muitos casos.

Os ministérios da Saúde e da Educação recomendam que os estudantes brasileiros com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, evitando o contágio. Professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas. Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ou ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.

- Disseram que a nova gripe pode ser transmitida para animais como cães e gatos. É verdade?

Até o momento não houve relato de caso da presença do vírus em animais.

- Estive com gripe durante dois dias, com espirros e tosse, mas sem febre, vômito, cansaço etc. Tratei esse mal-estar com chá caseiro e me sinto curado. Posso ter adquirido o vírus da gripe suína sem perceber? O vírus pode ficar incubado e se manifestar posteriormente?
O principal sintoma da Influenza A (H1N1) é a febre. Se você não teve febre, provavelmente teve um resfriado. Os sintomas da gripe aparecem em até dez dias após a infecção.

- No meu estado, fala-se sobre a gripe, mas não explicam o que devemos fazer, quais são os procedimentos e quem procurar. A maioria dos óbitos é relativa a pessoas com menos de 60 anos. Será que essa imunização aplicada nos idosos teria ajudado na prevenção do vírus? Por que está tão difícil achar a vacina? Se ela estiver mais fácil do que imaginamos, por que esperar dos estrangeiros?

Até este momento, ainda não existe uma vacina. O processo de produção de uma vacina contra a gripe demora entre quatro e seis meses, pelo menos, e primeiro ela tem que ser testada em pessoas. Isso porque podem surgir efeitos colaterais inesperados. Ela pode não proteger adequadamente. Então, temos que ter segurança total de que a nova vacina vai proteger e não causar mais complicações. A expectativa é que, entre outubro e novembro, haja vacinas para serem usadas nos países do hemisfério norte, porque lá vai estar começando o inverno. O governo brasileiro está em contato com todos os laboratórios que estão trabalhando para ter uma vacina, já está perguntando o preço e ofertas de doses. O Instituto Butantan é responsável no Brasil por desenvolver as vacinas contra a gripe comum (sazonal) e estará à frente também do desenvolvimento da gripe contra a Influenza A (H1N1). A vacina a ser produzida no Brasil estará disponível no próximo ano. Além de desenvolver a vacina, o Ministério da Saúde avaliará, junto ao Butantan, a necessidade de comprar vacinas prontas de outros fabricantes.


- Fiquei gripada há duas semanas e depois descobri que estou com pneumonia. Estou me tratando em casa, mas tenho medo de complicações em relação à nova gripe. A minha pergunta é se posso ter essa gripe e o que devo fazer para que o meu quadro de saúde não se agrave.
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados para prevenir a doença, como lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum. Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.

- Entre os casos das pessoas que pegaram a nova gripe, tem alguém que sarou?
A maioria dos pacientes que foram diagnosticados com a nova gripe já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada
http//amigadamoda.blogspot.com