quarta-feira, 22 de julho de 2009

Existindo!

Mais uma semana estou aqui querendo abrir seu olho... Mais uma semana estou aqui escrevendo para você... Será que você está dando ouvidos e colocando em prática o que estamos aprendendo juntos sobre a vida? Ou você está deixando a vida passar e nem ligando para nada? Olha que a vida passa mesmo, heim?!

Eu estou aprendendo muito! E garanto que minha vida está cada vez melhor. Hoje trago um texto da Mariângela que fala sobre a gentileza. Acabei me lembrando de uma música da composição de Valdênio, lindamente cantada pela turma do Queluz de Minas que se chama “Existindo” e que fala mais ou menos assim: Veja o medo, veja o segredo/ Veja o povo a caminhar/ Quanto sonho, quanto desejo/ Pouca vida muito existir/ De que vale essa razão pra contar/Se não vê o sol de manhã...” Não deixe sua vida passar assim... Só viver não basta! É preciso existir!

“Navegar é preciso, viver não é preciso!”

TUDO BEM COM VOCÊ?

Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Educadora Social

Às vezes fazemos da vida um ato mecânico, onde trabalhamos, nos relacionamos - e no entanto não enxergamos ninguém . O que escreverei agora partiu de um acontecimento real entre um consumidor e uma vendedora. Como nada é por acaso, senti que na vida é preciso...

Consumidor:

- Boa tarde, tudo bem com você?

Vendedora:

-Tudo bem, por quê?

Consumidor:

- É meu jeito de ser, estou só te cumprimentando...

Vendedora:

- Nossa, é a segunda pessoa que me pergunta isso hoje... Por que será que está acontecendo isso comigo? (com ar de preocupação).

... E o consumidor sai meio sem graça e até preocupado com a falta de costume da vendedora em receber um cumprimento...

Na vida é preciso mudar sempre! Mudar até a falta de costume... Precisamos ser nossos vigilantes constantes no trato com as pessoas... Pois elas vão e vêm em nossas vidas não é à toa - são importantes para nós, fazem parte de nosso dia-a-dia porque complementam o nosso viver, passam ensinamentos, fazem matizes de viver! Por que não se cumprimentar a todos com humor (base da vida saudável), como se todos fossem nossos parentes queridos ou amigos? Quer jóia mais preciosa que esta?

A vida ultimamente tem sido tão falha para todos... É como ligar o botãozinho do acordar e mais tarde, à noite, ligar o botãozinho do dormir numa continuidade sem fim de falta de sensibilidade, gentilezas e ânimo de viver.

Ter ânimo de viver é observar o sussurrar do vento, o sorriso e meiguice de uma criança, o perfume das flores, o cheiro da chuva quando bate no chão, o sorriso das pessoas ao receberem tanta energia por um "tudo bem com você?"

Ter ânimo de viver é observar, sentir o dia, a tarde, a noite, as pessoas, o jeito de se de cada um, se estão tristes, felizes, saudosas, ansiosas, se precisam de ajuda, de um ombro amigo, um incentivo, uma história, uma piada que as leve até o final do dia a se lembrar desta e rir sempre que se recordar do humorista amigo que a contou...

Sim, na vida é preciso VIVER! E para tal é preciso retirar das coisas mais simples, mais cotidianas a grande graça do existir.

Gentileza... Refinadas maneiras estão desaparecendo do nosso convívio - e quando surgem - são motivo de preocupação! Mas também, poucos se policiam em cortesias. Talvez porque ser cortês "não dê tanto ibope, não faça surgir ganhos extras"...

Mas há ganhos extras sim - os ganhos do viver! Pois viver é isso: uma jornada ao encontro do conhecimento mútuo - pois somos todos um!

Na vida é preciso mais que viver - é preciso cultivar: Cultivar seus relacionamentos a partir do amor, do interesse em fazer dos segundos, minutos, horas que passamos com tantas pessoas - em momentos relevantes e agradáveis que todos anseiam.

Vamos, erga sua mente! Exagere-se em gentilezas, faça tantos se acostumarem a elogios singelos e iluminados: - assim a qualidade de sua vida se alargará e passará como fagulhas a outras pessoas...

Viva e faça viver a GENTILEZA. Quantas puder, distribua-as! - Assim como fomos contaminados pelo pessimismo, consumismo, fatalmente a gentileza também se espalhará. BONS VENTOS A LEVE A TODOS!

Nenhum comentário: