quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VOCÊ ESTÁ MAL AGRADECIDO?



Por Afonso Júnior


Tenho aprendido tantas coisas novas! Claro, a faculdade e minhas pós-graduações me deram conhecimentos pelos quais sou eternamente grato. Tenho também a oportunidade de viver em um meio universitário que me enche de conhecimentos todos os dias. O estudo constante, noites adentro, provas e trabalhos a serem apresentados... A cada novo paciente uma nova história, uma vida diferente, um novo olhar, outras perspectivas... Meu trabalho não tem muita rotina!


Mas confesso que tenho ganhado aprendizagens gratuitas e todas através de vivências e observações. Tenho procurado me sentir mais "vivo" e "integrado" ao mundo e para isso tenho recorrido muito aos meus sentidos.


Ouvir tudo com mais atenção, sentir os cheiros e os sabores da vida, observar com calma cada detalhe e utilizar minhas mãos para sentir e perceber sensações e texturas diferentes.


No feriado fui passear em Lavras Novas com amigos. Durante a viagem, sentado no banco do carona, fechei por alguns segundos os olhos e passei a observar o que é ter a sensação de "estar vivo". A brisa que batia em meu rosto e braço, o balançar do carro, o cheiro da mata verde e da chuva que molhou o chão, os sons dos pássaros e o barulho do motor do carro. Foi tudo muito rápido, mas maravilhosamente encantador.


Tenho procurado ser mais grato a tudo. À minha vida, meus cinco sentidos, meu trabalho, meus dons, meus movimentos, minha inteligência, as pessoas que me cercam, o dinheiro que eu ganho, minhas capacidades, minha voz, meu corpo, plantas que nascem próximas a mim...


Assim como muitas pessoas, já passei pela fase de "reclamar" de tudo. Ouvindo uma palestra me dei conta disso: "você reclama porque não tem um trabalho, corre muito atrás, distribui currículos por todos os lados e quando arruma, reclama do trabalho...". Somos assim mesmo. Basta começar a reclamar de algo que logo a roda se abre e as reclamações são gerais.


Em uma conversa com um amigo pelo MSN, ele me disse que estava triste porque não conseguia permanecer namorando firme com ninguém. Começa um namoro e depois de duas semanas "enjoa" da pessoa e troca. Depois continua sozinho e arruma outras até enjoar novamente. Ele ainda me disse que está enjoado de viver isso. Ainda bem que ele reconheceu que está enjoado. Será que o problema está com as pessoas com quem ele relaciona ou com ele mesmo? As outas pessoas estão enjoadas ou ele é quem está enjoado?


Como somos mal agradecidos! Estou cada vez mais impressionado com isso.


Ah, lembrei de uma história que fecha nosso assunto de hoje com chave de ouro. Vou tentar resumir:


Havia em uma pequena vila uma senhora muito humilde. Todas as tardes, saía para buscar lenha. Certo dia, ao passar próximo a uma moita de samambaia ouviu um gemido e choros de dor. Assustada, chegou mais perto e descobriu um homem caído.


Ele estava muito pálido e tinha uma mancha de sangue em sua roupa, bem próximo ao coração. Ele estava quase inconsciente por já ter perdido muito sangue. Preocupada, a senhora o ajudou da forma como pôde.


Conseguiu com muita dificuldade levá-lo para sua casa que era muito simples e cuidou durante um tempo do homem machucado.


Como o passar do tempo ele foi se recuperando. Acabou lembrando que tinha sido assaltado, que reagiu e acabou levando uma facada no peito. Mas disse que conhecia quem o havia atacado e, portanto, agora que estava melhor, iria se vingar. Queria que o assaltante sofresse a mesma dor que ele sofreu!


A senhora olhou fixamente para ele e disse: "Vá e faça o que deseja. Mas quero te informar que você me deve três mil moedas de ouro como pagamento pelo tratamento que te ofereci."


O homem ficou muito assustado e disse que era muito dinheiro e que não tinha condições de pagar esse valor. Então, a senhore disse: "Se não pode pagar pelo que recebeu, com que direito quer cobrar o mal que lhe fizeram?"


O homem ficou muito confuso e então a pobre senhora concluiu: "Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve. Não faça cobrança pelas coisas ruins que acontecem em sua vida, pois a vida pode lhe cobrar tudo de bom que lhe ofereceu."


Interessante, né? Você vive reclamando de tudo? Que tal viver uma experiência diferente? Durante as próximas 24 horas, deixe as reclamações de lado. Apenas agradeça! Comece agradecendo pelas coisas mais simples e que passam despercebidas, pelas pessoas que você gosta e também pelas que você não gosta e que com certeza já te ensinaram muitas coisas. Agradeça pela água que toma, pelo alimento que come, pelo seu emprego (ou até mesmo pela falta dele), pela sua família, pelos seus movimentos e por sua capacidade de ler um texto como este, por exemplo. Agradeça por este texto ter chegado em suas mãos. Comece a agradecer e prepare-se para novos rumos, boas mudanças e uma vida repleta de boas energias. Eu garanto!


Até semana que vem!



Nenhum comentário: