quarta-feira, 28 de outubro de 2009

QUERO SALVAR O MUNDO, MAS...




Por Afonso Júnior



Se te perguntassem, o que você gostaria de fazer da sua vida, qual seria sua resposta?


Foi difícil de acreditar, mas uma pesquisa realizada em um blog que acompanho recebeu algumas respostas e o mais incrível é que o termo "ser voluntário em algum projeto social" foi o que mais apareceu. Tanta gente querendo ajudar outras pessoas...


Convivo com muitas pessoas e hoje sei que é difícil lidar com os seres humanos. Pensamentos diferentes, dualidades... Também sou assim! Uma hora quero continuar estudando cada vez mais e continuar sendo bom no que faço e outra hora (talvez no mesmo dia) quero largar tudo e ir vender picolé em Porto Seguro (adorei esta frase que não sei onde li e vi uma incrível possibilidade de vida nova...).


Como entender uma pesquisa desta se ligo a televisão ou leio a capa de jornais baratos ou mesmo acesso portais de notícias na internet e me deparo com letras gritantes anunciando: "bebê arremessado pela mãe deixa o hospital", "menina de 15 é estuprada, vê duas serem mortas e foge", "ataque mata 90 no Paquistão", "PMs são presos acusados de tráfico" e ainda "As indústrias são as que mais contribuem com a poluição do ambiente"?


Quando vejo estas notícias, sou levado a pensar que os seres humanos podem ser violentos, insensíveis, ásperos e pouco amorosos, e o resultado da pesquisa é de surpreender e me colocar a pensar.


Acredito que até mesmo pelo instinto, somos capazer de "dar uma mãozinha" para ajudar as outras pessoas. Mas, existe um grande problema que muitas pessoas precisam superar: embora exista esta vontade de ajudar ao próximo, a maioria de nós (me incluo nessa) nem sempre consegue se ajudar.


Também sou dessas pessoas que acreditam que podem salvar o mundo, mas às vezes não sou capaz de dominar nem minha pia cheia de louças sujas ou mesmo resolver sem complicações problemas em relacionamentos familiares, até porque não acho que exitam relacionamentos sem "complicações". Queremos acabar com a guerra do Rio de Janeiro e consertar o que há de errado no mundo todo, mas não conseguimos consertar nossas frustrações, nossas angústias, nosso coração partido e nossa incapacidade de receber e aceitar um não. É necessário aprendermos que não existe uma forma de darmos o que não temos! Por isso, enquanto não formos capazes de nos resolver internamente, de sermos nossa própria fonte de paz e alegria, re reconhecermos e aprendermos com nossos erros, não seremos capazes de fazermos o que o mundo precisa que façamos.


A honestidade, a gentileza, a generosidade, ajustiça e a verdade são comportamentos que podem fazer uma transformação em nossas vidas. E acredite, nossas vidas fazem parte de um "todo" muito maior que às vezes não somos capazes de perceber e que vai o tempo inteiro ser modificado por nossas mais pequenas, simples e muitas vezes impensadas ações.


Salvar a Amazônia e a saúde do nosso Planeta é realmente importante, mas que tal salvar primeiro sua qualidade de vida e sua saúde? Enquanto cada um de nós não se empenhar nas próprias transformações, as coisas grandes ficarão por fazer.


Ajudar os outros faz um bem danado. Mas procure se ajudar também! Aposto que se você procurar fazer uma transformação interior pautada em bons comportamentos que te façam sentir bem, conseguirá causar um impacto enorme no mundo e nas pessoas que convivem com você!


Até semana que vem!




Nenhum comentário: