quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dia dos Professores


Esta semana a Coluna Diversidade é dedicada a todos os professores!

Aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria,

mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós.”

MESTRA DA MINHA VIDA!

Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva -

Educadora Social - dmariangela09@yahoo.com.br

Em minha vida tive vários professores (as). Cada qual com sua performance, com suas crenças, com sua força, com suas expectativas, sua vontade de transformar o mundo para um ainda melhor, outros frustrados e infelizes por serem educadores. Mas a essência que colhi de todas as aulas assistidas – boas ou ruins - deixaram-me na vida a certeza maior: que iria ser uma educadora de verdade, comprometida com todos aqueles que passassem pelo meu caminho de educadora. Penso que atingi meus 90% daquilo que estipulei para mim mesma para ser educadora que ama o que faz. Os 10 % que faltam é por conta de poder escorregar, levantar, estudar mais, aprender mais, desculpar-me mais e ir gradativamente crescendo como ser humano que semeia o gosto de ensinar.

No dia 15 de outubro comemora-se mais uma vez o Dia do Professor! Se fosse homenagear todos aqueles que passaram pela minha vida, não caberia em quase nenhum jornal, pois há lindas recordações de educadores que de tão bons me fizeram crer na força que todo educador possui – foram eles que me deram o ” empurrão “ para ser professora.

Mas hoje quero prestar minha homenagem à minha primeira professora: Todos imaginam que seja a do pré escolar, mas não foi: Quando criança, tive um sério problema de saúde que me levou a tomar fortes remédios que me impediram de ir à escola. Durante uns anos, minha mãe foi minha primeira professora: com a vida cheia de tarefas de dona de casa, costureira, mãe de família, esposa dedicada, conseguiu arrumar umas horas a fim de me ensinar a ler e a escrever, a conhecer os numerais, a fazer todos os treinos de controle motor fino e grosso de que necessitava. Tudo isso foi feito com a Pedagogia maior que possuía: a Pedagogia do Amor!

E foi assim, aos cuidados de minha mãe tanto com minha saúde tanto como minha primeira educadora que pude ser alfabetizada rapidamente, e tão logo pude diminuir a dosagem dos remédios e me sentir apta para freqüentar a escola, minha mãe se dirigiu ao Colégio Normal Santa Catarina em Juiz de Fora, a fim de me matricular para o ingresso da 2ª série.

A Irmã Superiora, disse a ela que não teria condições de acompanhar a turma, que era mais viável começar no outro ano. Mas minha mãe, sábia o bastante do que havia proporcionado a mim como uma educadora, insistiu, pedindo à Irmã que me aplicasse então uma prova, a fim de constatar se poderia ou não ser incluída naquele colégio.

Assim, a Irmã consentiu que fizesse a prova para conclusão ou não de meu ingresso no colégio. Passei na prova e iniciei no colégio que tanto marcou minha vida! (Para espanto da direção, pois não contava com minhas excelentes notas).

A minha primeira professora foi Maria José Coutinho Souza - minha mãe! Como orgulho-me que isto tenha acontecido em minha vida! E hoje, sempre quando inicia-se mais um ano letivo, observo com muito sentimento as crianças que choram ao deixarem sua mãe no portão dizendo : - “Mamãe vem te buscar, não se preocupe!”

A mim foi dada a graça de poder sentir minha mãe pertinho de mim a me guiar no caminho dos estudos, a sentir seu hálito doce a murmurar tudo o que precisava aprender, a esquentar minhas mãozinhas com sua mão quando guiava-me com o lápis na mão, no caderno cheiroso e bonito que comprara pra mim, a sentir o gosto de seu sorriso a me dizer : - Muito bem, minha filha, você acertou, parabéns! A dizer para mim: - “Amanhã teremos prova, pois quando você for para o colégio irá ter provinha também”...

Hoje, adulta, professora, quando escrevo textos, livros, mensagens, poesias, sinto que em cada palavra há o registro de tanto amor depositado por mamãe. Que bom saber que a minha primeira professora foi aquela que foi a primeira a ensinar-me tantas coisas na vida... E agora, retribuo a ela com uma das maiores lições que me passou: a gratidão!

Obrigada, minha mãe! Sei o quanto se esforçou e se entregou para chegar a educar-me tão perfeitamente, a ponto de em meu primeiro boletim haver nota 10 em Português e 9 em Francês! À senhora, mamãe, tenho somente que dizer: “A verdadeira medida de sua educação não é o que você sabe, mas como você compartilha “(Kent Nerburn).

Minha primeira professora: - minha mãe! A ela rendo homenagens no Dia do Professor: “O conhecimento está nas palavras, a sabedoria no silêncio”. Muitas vezes o seu silêncio mãe, foi a medida mais certa para que eu soltasse a minha voz a fim de partir para o mundo da educação!

Muito obrigada, Mestra da minha vida - farol eterno de minhas realizações! Parabéns pelo seu dia! Você merece!

Nenhum comentário: