quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

VENTOSATERAPIA, VOCÊ CONHECE?

Hoje vamos utilizar nosso espaço para falar de um assunto que se você não se importa muito, deveria mudar de opinião: saúde.
Na correria do dia-a-dia, na busca incansável pelo sucesso profissional e pelo dinheiro, acabamos muitas vezes esquecendo que sem nossa saúde não somos nada. E é importante lembrar que quando falo em saúde, devemos pensar na saúde do nosso corpo físico e na saúde da nossa mente.
Pensando nisso, hoje quero aproveitar para falar um pouco sobre um método que poucas pessoas conhecem chamado de ventosaterapia.
Este método faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e é muito comum seu uso no oriente.
Trata-se de provocar sucções em regiões específicas do corpo. Essa técnica milenar favorece a circulação sangüínea e regulariza o fluxo energético, ajudando a tratar dores, problemas digestivos, cólicas, infecções respiratórias, cefaléia e hipertensão, além de aliviar o estresse.
Desde os tempos mais remotos o homem já procurava métodos para combater as doenças que o acometiam, mas não tinha tanto “aparato” tecnológico, como hoje em dia com grandes e minuciosas máquinas. A saída era procurar sempre na natureza uma forma de se curar.
No início, sanguessugas e materiais cortantes de todos os tipos eram utilizados para provocar sangrias, enquanto gomos de bambu e até chifres de boi serviam para puxar ou forçar a saída do sangue impuro e ativar a circulação local. Mas hoje isso não é necessário graças aos “copinhos de acrílico” que são utilizados no tratamento da ventosaterapia.
Aprimorada pelos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, essa arte curativa, que prima pelo equilíbrio da circulação sangüínea e energética, apresenta bons resultados quando aplicada no combate às dores musculares, reumáticas, cefaléia, distúrbios digestivos, hipertensão, cólicas menstruais, desintoxicação do organismo, entre outros problemas. Graças à sua eficácia, muitas pessoas têm se voltado para essa terapêutica milenar, que pode ser usada no tratamento e na prevenção de doenças.
Os que sofrem com o desgaste causado pelo estresse também podem optar pelo estilo que combina ventosa com massagem. Além dos benefícios citados, essa técnica também promove uma gostosa sensação de bem-estar e vitalidade, já que faz a energia vital fluir livremente pelo corpo.
As ventosas podem ser dispostas sob os pontos comuns da acupuntura ou em regiões específicas que apresentem necessidade.
Uma vez que induz as forças reativas do corpo, a terapia pode ser utilizada como recurso preventivo. No caso de doenças crônicas, como, por exemplo, as infecções respiratórias, evitam-se as crises.
Mas cuidado! Antes de começar qualquer tratamento com ventosas, é importante saber que elas irão deixar marcas na área tratada, por ser feita com pressão.

Achou interessante? Gostaria de saber mais sobre a ventosaterapia? Me procure! Posso ajudar!
Entre em contato!
Coluna Diversidade. O seu espaço de saúde, inclusão e bem-estar!
Internet: http://www.colunadiversidade.blogspot.com/
E-mail: colunadiversidade@hotmail.com

Nenhum comentário: