quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cuide da Terra, cuide de VOCÊ!




Semana passada publiquei um artigo que falava do Pronto Socorro. Quero aproveitar para agradecer cada pessoa que teve o interesse de chegar, de mandar e-mails, de me contar outros acontecimentos... Não é o meu propósito, tornar a Coluna Diversidade um local apenas de denúncias. Claro, elas acontecem conforme presencio, mas quero mesmo é falar de saúde, de acessibilidade, bem-estar, inclusão social e tudo o que for ligado a novidades que nos ajudem termos uma melhor qualidade de vida. Acho que estes assuntos, como os que ouvi de algumas pessoas, sobre saúde e profissionais, deveriam ir para a página policial. Não é lá o local onde lemos reportagens sobre várias crueldades, fatalidades? Acho que as fotos de muita gente deveriam ser publicadas lá.
Bom, mas falando em qualidade de vida, hoje trago um texto da Educadora Ambiental Mariângela. Sempre presente aqui no nosso espaço, Mariângela hoje nos presenteou contando a história da Sra. Gonçalina que desenvolve um trabalho muito legal e que quero fazer parte. O texto é uma homenagem pela passagem do dia 5, dia do Meio Ambiente. Lembre-se: cuidar do ambiente externo (casa, planeta), alivia, conforta e gera saúde no ambiente interno (corpo e mente).

A CONTABILIDADE DAS SEMENTES
Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
Educadora Ambiental


Escreva uma carta. Aliás, várias cartas, assim, escrevendo-as florestará o mundo!
Sim, as cartas também florirão um dia, assim como desabrocharão em seu ser! Parece algo de louco, inconstante, mas não é.
Você já ouviu falar da Sra. Gonçalina Aparecida de Oliveira? Pois é a ela que rendi minha homenagem no dia 5 de junho - Dia do meio Ambiente! A ela bato palmas verdes, pois é esta mulher que trabalha com contabilidade, e que também trabalha para a natureza - recebe e envia sementes de árvores em extinção para transformar nosso Planeta em um lugar mais verde, mais harmonioso!
Gonçalina criou em 1993 o Clube Infantil Ipê-Amarelo, onde recebia e mandava sementes de árvores em extinção. E como boas ideias nunca deixam de crescer, esse elo com a mãe natureza e Gonçalina não terminou nem se acabará jamais, pois esta mulher é incansável no desejo de ver este mundo melhor! Crê na vontade (que será realidade daqui a um tempo) tempo que lhe for mais enviado por Deus, (essa hora certa que só Deus comanda para nós), em fundar um horto florestal e criar um documento que impeça qualquer pessoa de derrubar o que ali foi cultivado.
Fiquei pensando muito em Gonçalina e com um desejo enorme de conhecê-la pessoalmente, de mandá-la muitas sementes, de dizer a todos os meus alunos que mandem sementes a ela também, que façam do correio um educandário de preservação à natureza, que façam das cartas sonhos realizados.
Está na hora de mais que mandarmos sementes, sermos sementes! Óvulos fertilizantes de homens do bem, que ao caírem sobre a terra emanem a vida pela VIDA!
Óvulos que farão nascer espécies semelhantes sempre em prol de um mundo feliz - mundo este bem verde, com muita água, muitos animais, flores, cascatas, rios, ar puro e homens que não coloquem suas vontades em primeiro lugar, esquecendo-se de que para ser feliz e adquirir o que de melhor merecemos sempre tem que estar em primeiro lugar o bem estar do próximo!
Amar a natureza! Levantar bandeiras é muito bom, fazer blitz também, mas melhor ainda é fazer! Acontecer! Assim como nossa protetora Gonçalina que acontece! Produz um mundo melhor!
Você aí, que ainda não aconteceu, ainda dá tempo! Mande sementes, receba-as também, mas plante-as! Em qualquer lugar do mundo há sempre um chão aflito querendo que seja depositado ali sementes... Este é o grito da Terra para você: - Plante em mim!
Para isso, basta enviar cartas para este endereço: Caixa postal 46002 - São Paulo - SP, CEP: 04046-970.
Assim como ela, faça um mundo mais verde, busque este mundo, aconteça no mundo! A diferença está em cada um. E este um, é claro que é VOCÊ!

Nenhum comentário: