quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Primavera!



Jardim dos Afetos



Está tudo bem? Parabéns! Pode contar comigo. Quer companhia? Lembrei-me de você. Estou torcendo pelo melhor. Em cada frase, uma gota de atenção, uma centelha de afeto. Rega que nutre nossos jardins, mais exuberantes a cada novo carinho. A falta de tempo não é desculpa para se descuidar das plantas. O que não faltam por aí são regadores – mensagem por celular, conversa instantânea, e-mail, cartão virtual e, claro, o bom e velho telefonema. Os saudosistas ainda apostam nos bilhetes escritos a próprio punho. Os mais distantes e românticos preferem reeditar as cartas. Longas, detalhadas, sentidas. Seja como for, um bom jardineiro sabe que o importante é manter a regularização da irrigação, pois dela dependem o viço das flores e a longevidade dos amores.
Interessante texto. Às vezes releio e paro para pensar em todas as relações que me envolvem, família, amigos, alunos, companhias... Somos como as estações do ano, às vezes estamos fervendo, às vezes estamos mais frios, às vezes ainda o vento sopra forte e leva muita gente para longe... O texto da Mariângela, hoje vem para nos lembrar que é primavera. Hora de regar nossas relações, de entrar em harmonia para o mundo e de perceber as cores, sons e cheiros que nos cercam!

O DOCE AR DA PRIMAVERA!



Tempo bom é o que nossos olhos sentem no coração! Claro que todas as estações são bênçãos Divinas e necessárias à nossa existência.... Mas a Primavera vem chegando e com ela nosso coração se alegra, fica em flor, é perfumado como um jardim!
Parece que existe uma sinfonia no ar, uma mensagem constante para que sejamos mais doces, mais preocupados em enxergar a paz em cada flor, em cada árvore... Em cada ser humano!
O doce ar da Primavera quer que você o inale lentamente, puxando-o como se fosse o último recurso de trazer a paz: a paz e a serenidade de um ser que quer se melhorar, quer crescer mimoso e cheiroso tal qual as flores que aparecem e enfeitam nossa vida...
As flores parecem tão delicadas, mas atrás de sua sutileza há a energia forte e desbravadora do acontecer através de tanta suavidade... Procuremos ser suaves, trazendo para nós uma energia diferente a cada dia, tentando ser ao máximo uma inspiração da natureza!
Abrace uma árvore, pergunte o segredo que vem do solo fértil, escute o cantar dos pássaros que festejam seu momento, saboreie seus frutos devagar, sentindo o doce na medida certa para seu organismo, aprecie suas folhas, suas flores, seu tronco, seus galhos – quantas vezes você já viu tantas árvores e nunca as apreciou corretamente?
A Primavera é a estação que pode lhe trazer mais equilíbrio devido à suavidade de sua existência tão poética e transformadora... Tão bela frase de Cecília Meireles soube transbordar de realidade perfumada: “Aprendi com a Primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.” Que esta Primavera traga a todos um perfumado voltar, que não olhem a caminhada dura, triste, indecisa, chorosa, difícil, - mas que olhem para frente, seguindo o aroma da estação, desejando do fundo do coração “iniciar-se”, “reconquistar-se”, e “condecorar-se” do título mais nobre que cabe ao homem -o título da esperança!
Espere sempre melhoras, mesmo que estas ainda estejam longe de acontecer – virão tal qual a Primavera - no momento correto, na hora mais certa!
Aprenda diariamente com a natureza: depois de um inverno longo, esperanças otimistas chegarão, trazendo novo ar no coração!
Guarde em outras estações o perfume doce da primavera em um frasco especial: - o frasco da memória, para que em um momento de desencanto possa se deliciar através de sua mente com o aroma saudoso, portanto tão presente a lhe fazer lembrar que “- não se aborreça, logo a Primavera virá trazendo o doce ar da esperança a serenar seu coração!” Feliz Primavera a todos!!!!

Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
Educadora Social
dmariangela@yahoo.com.br

Nenhum comentário: