quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Exercícios Físicos na Terceira Idade


Olá! O texto de hoje foi escrito pela Josiane Roberta de Oliveira Gonçalves. Ela nos conta sobre a importância do exercício físico e sobre o grupo Bem Viver de Conselheiro Lafaiete!

GRUPO BEM VIVER

Na atualidade observa-se um processo de mudança do conceito idoso, já que eles vem ocupando cada vez mais os diferentes espaços sociais. Diante dessas mudanças, é necessário uma nova visão para a abordagem de questões comuns a terceira idade, tais como o isolamento social (afastamento tanto da família quanto da sociedade), as perdas, a inflexibilidade do tempo, a memória, a auto-estima, a qualidade de vida, as limitações físicas (como não ter auto-decisão dos seus atos), entre outras.
Além de considerar as diferenças individuais com relação à definição do que é envelhecimento, um aspecto importante que deve ser apontado é a sua integração no espaço social e as dificuldades de às vezes, delimitar o que e “saúde” e “doença”.Envelhecimento humano não se trata da incapacidade física e mental de uma pessoa, mas sim de um processo contínuo e finito, no qual a imagem do corpo tem uma significativa fundamental, e a perda da autonomia e a capacidade de tomar decisões é o limite entre saúde e doença, responsável pela repreensão dos idosos na sociedade.
Considere-se que a “velhice é um estado normal da vida”, porém, comparando-se idosos da mesma idade, será considerado sadio aquele idoso que manifestar maior capacidade de adaptação física, mental e social ou uma recuperação mais rápida diante de uma doença.
A reserva biológica do individuo diminui à medida que ele envelhece, o que reduz consequentemente a capacidade de equilíbrio, “um luxo que todos nós temos e não abrimos mão”.
Os sentimentos de solidão e a sensação de dependência vivenciadas por muitos idosos se justificam porque, durante toda a vida, o ser humano se prepara para se tornar independente, negando que essa independência seja relativa. Esse cultivo a uma independência ampla se choca na velhice, antagonizada pela probabilidade de uma dependência, simbolicamente depreciada e socialmente desprivilegiada.
Na verdade, não são necessariamente os idoso que tendem a se isolar, e sim a sociedade que os exclui por meio de mitos expressos em inverdades sobre eles, como achar que não aprendem, não tem futuro, não podem decidir o que é melhor para eles ou conviver com outras gerações, não tendo mais nada a contribuir na sociedade; é ridículo como a sociedade os julgam, temos que quebrar este tabu!
Ao passar do tempo acontecem mudanças físicas que são reparadas como: perda de pigmentação, textura e elasticidade da estrutura, rarefação dos ossos e tendência a dormir menos.
Infelizmente esse processo não pode ser evitado, mas pode ser retardado com: cosméticos, intervenções médicas e com o principal: exercícios físicos.
Já está bem estabelecido que o sedentarismo está associado há várias doenças e que exercícios físicos realizados de forma regular trazem inúmeros benefícios, incluindo diminuição do risco de morte por doença cardiovascular. Reduz o risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol; Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, incluindo o câncer de cólon e mama; Melhora quadros de depressão, ansiedade e promove bem-estar psicológico; Ajuda a controlar o peso, melhorando a força muscular e diminuindo a quantidade de gordura; Protege ossos, músculos e articulações, diminuindo dores em geral e reduzindo o risco de queda nos idosos. Quando se inicia a prática de exercícios físicos, pode-se sentir alguns benefícios psicológicos, por exemplo, muitas pessoas, depois de praticar, tem uma sensação de bem-estar e, geralmente, isso está relacionado ao aumento de produção, pelo cérebro, de uma substância química denominada endorfina. Essa substância atua como antidepressivos naturais e podem ajudar a pessoa a se sentir mais relaxada.Os ansiosos e deprimidos podem melhorar sua disposição depois de praticar exercícios físicos durante algum tempo. O exercício físico ajuda a lidar com o estresse e promove um sono regular, mais profundo e regenerador.
Ao praticar exercícios físicos, a pessoa sente-se mais saudável, o que aumenta a autoconfiança e a autoestima. Pode ser extremamente gratificante atingir os objetivos a curto prazo dentro de um cronograma de exercícios físicos. Fazer parte de uma equipe ou inscrever-se em clubes recreativos ou academias pode ser uma boa maneira de ampliar o círculo de amigos. Os esportes coletivos encorajam o respeito mútuo, a divisão de responsabilidades e a autodisciplina.
O Grupo Bem Viver atua na prevenção dessas patologias e promove a melhora da saúde e qualidade de vida de seus participantes.Sempre é hora de mudar seu estilo de vida! Pratique atividade física e tenha uma vida com mais saúde e bem estar!
Entre em contato com a Josiane pelo e-mail: josy.p.itty@hotmail.com

Nenhum comentário: