terça-feira, 19 de maio de 2009

DANDO CONSELHOS NA VIDA DOS OUTROS...



Você é inseguro? Conheço muitas pessoas que não dão um passo, não tomam uma decisão (por mais simples que seja) sem pedir opiniões às outras pessoas... Sem contar aquelas que sempre pedem opiniões e acabem escolhendo justamente o contrário do que lhe foi sugerido. Seres humanos, será mesmo que Freud explica?
Bom, o fato é que pedir opiniões e conselhos, nem todo mundo pede. Mas quando o assunto é dar opiniões... “Vixi”! Aí “o bicho pega”. As pessoas gostam tanto de dar opiniões na vida das outras que acabam às vezes causando enormes confusões.
Isso porque é difícil encontrar quem pratica o verdadeiro sentimento de “empatia” que é se colocar no lugar do outro e analisar cada fato, cada sentimento e cada acontecimento. A maioria das pessoas não quer nem saber, vão logo disparando: “se fosse eu...”, “se eu fosse você...” e descarregam tantas palavras que deixa qualquer um atordoado.
A grande questão é que sabemos dar opiniões na vida de todo mundo e quando é na nossa vida o assunto muda. “Sobre minha vida ninguém fala!”. “Não aceito que falem de mim!”. É, mas para ser respeitado, é preciso, primeiro respeitar.
Sempre ouvi a frase: “conselho se fosse bom ninguém dava, vendia!”. E se você é uma daquelas pessoas que adoram dar um conselho aqui e outro ali, hoje trago um texto muito interessante de uma autora que adoro chamada Iyanla Vanzant. O texto foi retirado do livro A Vida Vai Dar Certo Para Mim da editora Sextante.
A autora sugere conselhos que daria para sua filha, caso tivesse uma:


Se eu tivesse uma filha...

Se eu tivesse uma filha pequena, diria a ela tudo que acho que ela deveria saber para se preparar para a vida.
Eu lhe diria que existem dias bons e dias ruins, e que ela precisa ser grata por todos eles. Diria que ela está sempre protegida e que, independente do que fizer, sempre será amada.
Eu diria à minha filha que a vida é cheia de maravilhas e emoções, e que todas essas coisas estão à sua disposição.
Eu lhe diria que se concentre em uma coisa de cada vez. Que usufrua o mais possível cada alegria que todos os dias trazem. Diria para ela ser gentil com as pessoas, mesmo quando estas não lhe retribuírem a gentileza. Eu diria à minha filha que encontre algo para apreciar em tudo e em todo mundo.
Eu diria à minha filha que sempre conte a verdade da forma que gostaria de ouvi-la. Que sempre dê o melhor de si e aprenda com as experiências, sobretudo as dolorosas. Que lembre sempre das pessoas que a ajudaram pelo caminho e seja grata a elas.
Eu diria que as melhores coisas da vida não são coisas. São pessoas. Diria que respeite o que sente. Diria que, para manter a paz em sua vida, ela precisa ver Deus em todas as coisas e pessoas, e contar com Ele para tudo. Mas eu gostaria mesmo que minha filha soubesse que nunca precisa ter medo de cometer um erro, porque erros, quando bem avaliados, produzem mestres.

Com este texto, Iyanla mostra que dentro de nós existe uma enorme sabedoria. Se somos capazes de dar conselhos para a vida dos outros, também somos capazes de dar conselhos para nossa própria vida. Basta ouvir e obedecer os seus próprios conselhos. Qualquer coisa que você disser a outra pessoa se aplica a você!
Ouça seus próprios conselhos. Acredite neles. A sabedoria está dentro de você!
Até a próxima semana!

Nenhum comentário: