quarta-feira, 12 de novembro de 2008






RECADO PARA PAIS E PROFESSORES:




VOCÊ ACHA SEU FILHO (OU SEU ALUNO) É PREGUIÇOSO, IRRESPONSÁVEL, DESATENTO OU BAGUNCEIRO? Leia o artigo de hoje!




Afonso Júnior
*Terapeuta Ocupacional




As férias estão indo embora e hoje quero falar um pouco sobre um tema que muito me preocupa: DESATENÇÃO e HIPERATIVIDADE.
Acho este tema preocupante porque muitas crianças crescem sem saber que têm este transtorno (TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e acabam levando apelidos na escola (tanto dos amiguinhos quanto dos professores) “preguiçoso”, “não faz caso de nada”, “irresponsável”, “burro”, “bagunceiro”, “não aprende nada”. Sem contar que os sintomas crescem junto com a criança e vão afetar suas vidas adultas em todas as suas áreas: na família, no convívio com outras pessoas, no trabalho, no casamento... O grande problema é que existe tratamento para isto, em Lafaiete e ele pode ser gratuito, mas a grande maioria das pessoas não sabem disto.
Hoje, o TDAH na fase adulta atinge de 3% a 7% da população mundial e precisa ser tratado.
Imagine passar a vida inteira sentindo-se inferior por que não consegue planejar nem tomar decisões; é desorganizado, agitado, impulsivo; tem dificuldade de iniciar e concluir tarefas; não consegue conciliar trabalho com estudos, família, lazer... É assim que se sente que tem o TDAH. Lembrando que afeta crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, homens e mulheres de todas as etnias e culturas.
Se não tratada, a doença pode trazer vários impactos negativos, atingindo todas as áreas da vida do indivíduo. De acordo com os especialistas, vítimas do transtorno divorciam-se com mais freqüência, não conseguem terminar os estudos, têm mais empregos no mesmo período de tempo, estão mais suscetíveis à depressão, ansiedade, alcoolismo e ao uso de drogas...
Para um indivíduo ser diagnosticado com TDAH, deve apresentar pelo menos seis sintomas de desatenção (esquecimento de nomes de pessoas, falta de prioridades na vida, desorganização em tarefas consideradas simples, por exemplo) e seis de hiperatividade/impulsividade (dificuldade em relaxar, costume de sobrecarregar-se de compromissos, tendência a comportamentos de risco, entre outros). Estes sintomas são também identificáveis por um teste aplicado por um terapeuta ocupacional.
O tratamento do TDAH é feito basicamente por meio de medicamentos e terapia. E volto a repetir que em Lafaiete ele pode ser feito pelo SUS, ou seja, o usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, tem direito a se tratar.
Então, deixo um recado para os pais e professores: se você percebe que seu filho ou aluno, ou até mesmo você, apresenta dificuldade na vida escolar, nos relacionamentos, no trabalho, ou seja, nos ambientes em que convive, me procure! Posso te ajudar! Para o TDAH existe tratamento.

SINTOMAS MAIS COMUNS:




DESATENÇÃO:



tendência a se distrair com facilidade



dificuldades em administrar o tempo, em iniciar e concluir tarefas dificuldades na esfera da organização, do planejamento e da tomada de decisões



incapacidade de conciliar diversas atividades (trabalho, escola, família, lazer)



senso precário de prioridades e de auto-observação



perdas e esquecimentos freqüentes de objetos



tendência a protelar os compromissos



distração no trânsito (predispondo a um maior risco de acidentes)



pouca sociabilidade (esquecem nomes das pessoas, cometem gafes com mais freqüência, dificilmente captam sinais sociais)



HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE:



tendência a procurar atividades agitadas ou estressantes



dificuldade em relaxar



tendência a sobrecarregar-se com vários compromissos



impulsividade (rompem relacionamentos, saem de empregos de forma precipitada, fazem gastos desnecessários)



costume de fazer ou dizer coisas sem pensar



maior predisposição ao uso e dependência de substâncias psicoativas (tabagismo, álcool e outras drogas), com maior risco de desenvolvimento de dependência química



maior exposição a comportamentos de risco.



Você está gostando do nosso espaço? Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Quer participar também?



Entre em contado conosco!
Pela internet: http://www.colunadiversidade.arteblog.com.br/
Pelo e-mail: colunadiversidade@hotmail.com
Por carta: Redação do Jornal Nova Gazeta: Coluna Diversidade. Ou telefax: (31) 3763.5774.
Estamos esperando seu contato!

Os remédios fazem parte do tratamento das pessoas com o diagnóstico de TDAH.


A criança muito agitada leva apelidos durante toda a sua vida... Os pais e professores precisam se conscientizar que existe tratamento para o TDAH.


A dificuldade de concentração é um dos primeiros sintomas observados pelos pais e professores.

Nenhum comentário: