NOSSO PRONTO SOCORRO PEDE SOCORRO!
Senhor Prefeito e Srs. Vereadores,
Senhor Prefeito e Srs. Vereadores,
O que está acontecendo? Onde estão vocês?
Sinto muito. Acredito que meu papel aqui na Coluna Diversidade não é o de chamar a atenção de ninguém, mas não está dando! Não posso, enquanto profissional da saúde, fechar a boca e ficar calado, observando apenas o que está acontecendo no nosso Pronto Socorro. Por favor, em nome de todos os cidadãos desta cidade, peço primeiramente respeito e depois uma solução.
Concordo que uma reforma já era tempo de fazer (apesar da promessa de um novo Pronto Socorro – mas não vamos discutir promessas aqui senão a “coisa fica preta”...). Concordo até mesmo com a falta de recursos e com as tábuas no chão e o pó de cimento espalhado por todos os lados, com o cheiro forte de tinta, afinal reforma faz mesmo uma enorme bagunça! Mas com falta de respeito com alguém que está precisando de uma ajuda e com um profissional que está trabalhando... Há, isso não dá para concordar!
Não dá para concordar com uma médica que humilha um técnico em enfermagem. Não dá para concordar com uma médica que obriga um outro profissional a pegar um aparelho de pressão rosa e enquanto ele desenvolve o seu trabalho, ela tira fotos, dá risadas e convida o restante da equipe para ver um profissional do sexo masculino utilizando um aparelho de pressão rosa. Detalhe: a paciente ainda nem tinha sido medicada, estava com duas fraturas na fíbula ocasionadas por um tombo, chorando de dor e precisando esperar as fotos da médica. Sem contar que a paciente estava sentada na única cadeira-de-rodas que tem o Pronto Socorro de Conselheiro Lafaiete e vai que precisassem da cadeira para outro paciente. Como iriam fazer?
Falta de respeito com a dor do outro não dá! Falta de respeito com o sofrimento e com a moral de outras pessoas não dá!
Por favor, o que posso fazer para ajudar? Às vezes uma campanha para doação de cadeira-de-rodas e doação de macas para a ambulância, às vezes uma palestra sobre o que é saúde, sobre promoção em saúde... Estão precisando de que? Falem, assim como eu, acredito que muitas outras pessoas querem ajudar!
Não permitam que a saúde dos lafaietenses fique assim na mão de qualquer pessoa. Não quero abrir o orkut da tal médica e ver a foto da minha conhecida (e nem de ninguém) com cara de dor e humilhação...
Estou aqui para ajudar no que for preciso. Estou aqui para, em nome dos profissionais e dos pacientes cobrar uma solução. Quero acreditar que vocês não sabem e não conhecem tais fatos, mas que agora, conhecendo, vão fazer uso do poder que possuem e mostrar resultados.
Vou confiar. Aguardo contatos.
Até a próxima semana!
Obs.: Sugiro, como amigo, que não visitem o Pronto Socorro. Isso porque as pessoas que procuram lá, nunca vão porque estão se sentindo bem, mas porque estão realmente precisando de ajuda. E somos seres humanos. Ficamos bravos quando estamos tristes ou em apuros. Acho que se vocês, responsáveis por aquele lugar, aparecerem por lá, não vão ouvir boas palavras e nem serem bem recebidos pela população que estiver presente.